terça-feira, 2 de novembro de 2010

+ FUTEBOL



O futebol na Idade MédiaHá relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.
Na Itália Medieval Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval. O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.


Pesquisadores concluíram que por volta do século XVII chegou À Inglaterra o Futebol.
O jogo ganhou regras, foi organizado e sistematizado. O Campo devEria medir 120 por 180, e NAS DUAS laterais seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro enchida com ar.
Com as regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa.


Ao poucos foi se popularizando.


Nenhum comentário: