domingo, 21 de abril de 2013

O COMPLEXO DE VIRA LATA - NELSON RODRIGUES


COMPLEXO DE VIRA-LATAS 
(Texto editado na revista Manchete esportiva, a 31 de maio de 1958, e republicado em À sombra das chuteiras imortais - crônicas de futebol (organização de Ruy Castro para a Cia. das Letras, São Paulo, 1993). Trata-se da última crônica antes da estréia do Brasil na Copa de 1958, que, como se sabe, foi a primeira vencida pela Seleção brasileira. Nelson mantinha, nesta publicação, uma coluna chamada "Personagem da semana", o que explica o começo do texto.)

..."Nas esquinas, nos botecos, por toda parte, há quem esbraveje: - "O Brasil não vai nem se classificar!". E, aqui, eu pergunto: - não será esta atitude negativa o disfarce de um otimismo inconfesso e envergonhado?"...
...""O que vem a ser isso?". Eu explico. 
Por "complexo de vira-latas" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores e, sobretudo, no fute- bol. Dizer que nós nos julgamos "os maiores" é uma cínica inverdade..."
..."O brasileiro precisa se convencer de que não é um vira-latas e que tem futebol para dar e vender, lá na Suécia. Uma vez que se convença disso, ponham-no para correr em campo e ele precisará de dez para segurar, como o chinês da anedota. Insisto: - para o escrete, ser ou não ser vira-latas, eis a questão."

Esse é o meu momento "TE DEDICO
Dedico esse texto " O COMPLETO  DE VIRA LATA DO NELSON RODRIGUES (texto na integra) aos meus colegas do ENCENA. 


"SANTO DE CASA, NÃO FAZ MILAGRE"

"CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU"

"A GRAMA DO VIZINHO, É SEMPRE MAIS VERDE"

Sim eu já refleti ..... E você já refletiu? 
"Sorry" ,não é minha intenção dificultar a vida alheia. 


Esse momento "TE DEDICO" não se repetirá. 
Beijos a todos!!!